sexta-feira, 25 de abril de 2008

Situação musical do Mundo.

Vou provar pra vocês de uma forma bem simples o porque a grande maioria das pessoas (e você provavelmente é uma delas) não escutam o que realmente gostariam de ouvir e que isso nao é inteiramente culpa de vocês.
Vou explicar isso usando uma analogia, e explicar atravez dela, o texto é meio grande mas muito, muito simples de entender, qualquer um consegue entender esse texto.


Imagine que na sua cidade tenha somente uma loja de roupa, mas que ela é grande e tinha 100000 roupas que cabem em você e vai adicionando 1000 roupas (que cabem em você) todos os meses.
Agora imagine, que desde que você nasceu, todo mes, você vai com sua mãe nessa loja comprar roupas e ai quanto você chega perto da loja sua mãe fala "espera ai que eu vou pegar tudo de novo que está dentro da loja para te mostrar, espere ai fora".
Ai sua mãe entra e volta com 35 roupas e fala, "não peguei tudo, mas peguei quase tudo que tinha lá dentro, agora escolha as roupas que você quiser, o que você quiser eu vou comprar". Ai, você escolhe o que quer e ai ela vai e compra.

Vamos observar esse caso:

Vc escolheu o que você quis??
Sim, mas se for ver mesmo na verdade é não, pois somente no seu primeiro mês de nascimento você negligenciou 999965 roupas. Entre esses outros amontoados de roupas, quase que concerteza teria varias roupas que você preferiria usar mais do que as que você escolheu. O que na verdade aconteceu é que, na verdade você escolheu o que mais lhe agrada ENTRE O QUE TINHA PARA ESCOLHER. Se sua mãe deixasse você entrar na loja, muito, mas muito provavelmente você nem iria escolher as roupas que vc pegou.

Você escolheu algo bom??
TALVEZ sim, mas entre as outras 999965 roupas pode ter roupas que você acharia tão melhores, que fariam você achar que as roupas que você escolheu pareçam, uma porcaria, uma merda, um lixo.

E é isso que acontece no mundo da musica a maioria das pessoas escolhem entre o que elas tem para escolher, ou seja entre o que a tv aberta, mtv e radio lhe oferecem, ja que eles não procuram em outros lugares como por exemplo a internet. Esse sistema da radio passar pouca coisa já existe desde que eles nasceram, alias, até antes dos pais de alguns nascerem esse sistema ja existia, e assim fica parecendo que o que a tv e radio mostrou é praticamente tudo que existe no mundo da musica.

Como "praticamente tudo que existe" é mostrado na mtv, é como se tivesse vivendo em um mundo da musica alternativo, onde somente o que existe é o que a mtv mostra. E seu gosto é baseado nesse mundo alternativo.

Um exemplo: imagine esses caras que somente escutam metal.
Agora imagina um mundo alternativo onde o metal nunca foi criado.
Esses cara iriam ficar sem escutar musica pois o metal não existe???
Não, eles iriam escutar algo que mais lhe agrada entre o que existe, provavelmente um hard rock ou uma musica electronica bem pesada.
Isso seria a coisa que ele mais iria querer escutar?? Não, o que ele mais iria querer escutar seria o metal, mas como metal não existe ele tem que se contentar essas outras coisas.

O mesmo acontece com a grande maioria das pessoas.

Como no mundo da musica é ainda pior do que o da analogia com roupas, e ao contrário da analogia com roupas, somente uma entidade(mtv, tv aberta e radio) escolhe o que o que vai ser mostrado para toda a população, todo mundo tem acesso a mesma coisa ao contrario da analogia da loja de roupa, que cada mãe escolhe o que o filho vai ter acesso.

Esse fato faz com que tudo que passe na tv pareça que o pessoal escutou por modinha, pois cada coisa que tv passar, uma grande quantidade de pessoas vai escutar, ja que cada coisa que a nova que a tv e radio mostrar vai ser algo mais perto do que muitas pessoas realmente queriam escutar.

Isso se deve tambem ao fato de uma gigantesca quantidade de pessoas terem acesso a uma quantidade minima de bandas, e por isso, mesmo que somente uma porcentagem não tão grande desse tipo de ouvintes gostarem de uma banda, vai ser uma quantidade de ouvintes enorme e vai ficar parecendo que foi por modinha (ja que ela vai ter muitos ouvintes logo apos ela aparecer na tv). E ela ter muitos ouvintes não é muito dificil por ela tem poucos concorrentes para concorrer a um lugar no espaço chamado "bandas que eu acho legal" que existe na cabeça dos ouvintes.

Não q com isso eu queira dizer as as modinhas não existem, algumas ainda existem como por exemplo a moda emo: simple plan, my chemical romance, nx zero, strike... não tocam emo, emo/scremo é outro tipo de musica como foi explicado nesse post (http://exdeath7.blogspot.com/2008/04/maioria-dos-emos-brasileiros-no-so-emos.html). Quando o fantastico passou o programa mostrando os emos e a mtv fez um programa ensinando a ser emo ela tava querendo fazer modinha. Mas nem tudo na musica é modinha.


Voltando a analogia das roupas.
Imagine que nos anos 80 a mãe dele trazia roupas que ele gostava bem mais do que as roupas que ela traz agora pro menino escolher.
Agora, imagine que o cara quando grande, nos anos 2000 fale para a mãe dele depois que ela trouxe as roupas: "essas roupas são um lixo, todas as roupas que estão sendo criadas hoje em dia estão um lixo, me traga as roupas que eu usava nos anos 80 que eu vou usar elas, pegue algo do meu tamanho que eu vou usar, tudo que está sendo feito hoje em dia é um lixo"
Esse cara está falando isso porque as roupas que a mãe dele trazia para ele nos anos 80 na opinião dele, era de bem mais qualidade do que as que ela traz hoje, como tudo que existe é as coisas que a mãe dele mostra, é como que as roupas de hoje fossem um lixo e as de antigamente são boas.
Ele simplesmente ja olha um pouquinho as roupas e fala: "mãe, vai logo tira esse lixo daqui e traga as roupas dos anos 80"

Provavelmente se hoje em dia ele olhasse na loja ele acharia muitas coisas que ele gostaria de usar, que ele acharia bom e até acharia melhor do que as dos anos 80, mas como ele não vai fazer isso ele vai continuar achando que o antigo é bom e o novo é ruim.
Como que ele pode dizer que as coisas de hoje são ruins se ele somente viu 35 coisas entre as quase 10000 que são adicionadas todos os meses dentro da loja? Ele está julgando as roupas feitas hoje em dia tomando como base 35 peças de roupas, roupas que são uma minoria da quantidade de roupas existentes hoje e por isso não representa os tipos de roupa de hoje.

Com essa ultima parte da analogia o que eu quis mostrar???

Que muitas pessoas se acham superiores a muitos ouvintes ou pelomenos se sentem felizes por estarem escutando the beatles, queen, bob marley, pink floyd, black sabbath, scorpion..... ao inves de estarem ouvindo ivete sangalo, vitor e leu, nx-zero, calypso, mc créu.....
Mas o motivo pelo qual essas pessoas escutam seus artistas é exatemente o mesmo motivo que faz os ouvintes desses novos artistas escutarem o deles.


Esqueçam a tv a procurem artistas na internet. Vcs não vão perder nada com isso. No maximo vão deixar de experimentar poucos artistas em uma lista que "100000" artistas e que cada vez vai crescendo cada vez mais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails